Penacova Trail do Centro está de volta!

Penacova Trail do Centro está de volta!

Penacova Trail do Centro volta a 10 de Novembro de 2019!


“Um Centro de Emoções!”. Assim se descreve o Penacova Trail do Centro.


Este evento que em 2019 realizará a sua terceira edição, estará de volta no dia 10 de Novembro e irá novamente surpreender com novos trajetos.


O Trail Ultra 42kms é o que sofre menos alterações. É um percurso muito diversificado e que surpreendeu os participantes na edição de 2018 com uma viagem ao património histórico, humano e natural do concelho de Penacova. A destacar:


  • As ribeiras em “estado virgem” de Valbom e D’Arcos, circundadas por uma mancha de vegetação autóctone importante;
  • A “escalada” da parede rochosa da Serra de Gavinhos, com o seu núcleo de moinhos de vento preservados; 
  • Os moinhos de vento da Aveleira;
  • O Penedo do Castro que apresenta uma das melhores vistas para as margens do Mondego e centro de Penacova;
  • Os Fornos da Cal, que outrora eram importantíssimos para a população local como factor de desenvolvimento económico;
  • A Praia Fluvial do Reconquinho, uma pérola da Vila de Penacova, onde está instalado o ponto de partida para os trilhos do Centro de Trail e BTT.
  • O fantástico miradouro Mirante Emídio da Silva com uma das melhores vistas de Penacova;
  • O Mosteiro de Lorvão, que se encontra classificado como Monumento Nacional desde 1910; 
  • A Aldeia de Caneiro nas margens do Mondego que oferece vistas e trilhos espetaculares.


O Trail Longo 27kms vai sofrer muitas alterações, de forma a percorrer o fabuloso trilho da Ribeira D’Arcos, sem perder a passagem pelo Mosteiro de Lorvão e a parede rochosa de Gavinhos, que já são uma marca forte neste percurso do Centro de Trail.


O Trail Longo 17kms vai ser completamente diferente, criando uma experiência nova a quem já participou nos dois últimos anos.

A inclusão da parede rochosa de Gavinhos, dos fornos da Cal, do Mosteiro de Lorvão e das levadas entre Lorvão, Chelo e Penacova serão atrativos para te desafiares nesta fantástica aventura.


A Caminhada 10kms vai também ser reformulada na totalidade, de forma a levar os visitantes a outros pontos de interesse do concelho. A destacar a levada de Chelo, fonte de Chelo (interagindo com os atletas vindos em sentido contrário) e, na parte final, as belas margens do Rio Mondego terminando no Parque Verde.


Mais uma vez este evento será feito em conjunto com a Festa do Mel e do Campo, valorizando assim o que de melhor tem Penacova: as Pessoas, os seus Produtos e a Gastronomia, as Paisagens, os Trilhos e a enorme vontade das suas gentes em afirmar este território. 


Será então no fim-de-semana de S. Martinho que a comunidade do Trail, em conjunto com a população local, vão fazer esta grande festa, onde não faltará, música, gastronomia, muitos e bons trilhos, reportagens televisivas, para além de muitas outras surpresas que estamos a preparar.


Reserva já a data e vem festejar o S. Martinho e a festa do Trail a Penacova. 


Numa ótica de dinamização do Centro de Trail e da marca Penacova, o Município, em conjunto com a equipa de Trail local e com o apoio do Carlos Sá, levará a cabo várias iniciativas ao longo do ano.


Designados por Free Trails Conhecer Penacova, vão ter sempre a versão corrida e caminhada, com inscrições limitadas de cerca de 100 participantes para a corrida e 180 para a caminhada. A inscrição terá um valor simbólico de 3€ para ajudar nos custos logísticos. Em breve estarão abertas as inscrições no site do Município e na página dos Centros de Trail Carlos Sá.  

 

Free Trails Conhecer Penacova
10 Março - Rota da Lampreia: cerca de 20kms com partida na Praia do Reconquinho, percorrendo trilhos pelos Penedos da Carvoeira e Serra da Atalhada e margens do Mondego. Caminhada com cerca de 15kms.



14 Julho - Rota dos Moinhos: cerca de 20kms com partida na Praia do Reconquinho, percorrendo trilhos até à Serra de Gavinhos, Mosteiro de Lorvão e Chelo. Caminhada com cerca de 15kms.





1 Setembro - Rota das Praias Fluviais: 
cerca de 25kms com partida na Praia do Reconquinho, percorrendo trilhos das margens do Mondego e Alva, passando também pelas Praias de Cornicovo e Vimieiro. Caminhada com cerca de 15kms.



13 Outubro - Rota das Ribeiras: 
cerca de 20kms com partida no Mosteiro de Lorvão, percorrendo os fabulosos trilhos das Ribeiras de Valbom e D’Arcos. Caminhada com cerca de 15kms. 
No fim deste Free Trail será feita a apresentação oficial da prova Penacova Trail do Centro Feira do Mel e do Campo.



Inscrições para o Penacova Trail do Centro abrirão no dia 1 de Fevereiro de 2019! Não percas a oportunidade!

Inscreve-te em https://www.carlossanatureevents.com

 


CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR