Descobre as 12 maravilhas do Gerês

Descobre as 12 maravilhas do Gerês

Descobre as 12 Maravilhas do Gerês! 


A Serra do Gerês têm autênticos tesouros escondidos de que já todos ouvimos falar. A melhor forma, ou talvez a única, de os descobrir é através dos seus trilhos incríveis.


TransPeneda-Gerês é um autêntico roteiro por essas mesmas maravilhas! Quantos mais quilómetros conseguires percorrer mais maravilhas vais descobrir.


1 - Castelo de Montalegre

O Castelo de Montalegre tem o início da sua construção atribuída ao rei D. Afonso III, por volta de 1270, mas as obras continuaram nos reinados seguintes. As preocupações com esta fortificação justificavam-se com a necessidade de defesa da fronteira do reino de Portugal, de que esta região fez parte a partir da independência e que ao longo de séculos foi ameaçada por Castela. O local onde foi edificado apresenta testemunhos de uma ocupação remota, provavelmente com um castro pré-histórico e depois pelos romanos, visigodos, muçulmanos tendo voltado à posse cristã a partir do século VIII. Classificado como Monumento Nacional, recebeu já no século XX, obras de restauro e nele foi instalado um núcleo museológico.


2 - Planalto da Mourela



Situado na parte oriental da Serra do Gerês, a cerca de 1.200 metros de altitude, o Planalto da Mourela é considerado um repositório vivo das práticas associadas aos sistemas agrários tradicionais, onde as técnicas de gestão e de maneio do território se têm perpetuado ao longo do tempo e continuam a marcar o quotidiano das populações e da paisagem. Foram estas qualidades que convenceram o júri dos Prémios Europa Nostra 2016, a distinguir o projeto "A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no Planalto da Mourela", no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2016, na categoria de educação, formação e sensibilização.

A iniciativa, implementada entre 2009 e 2011, conjugou as práticas tradicionais de maneio dos matos, como o roço de mato, fogo controlado e condução de giestal com o maneio do gado (vezeiras) de forma a manter as áreas de mato limpas, incentivar a criação de pequenos ruminantes (principalmente caprinos) e, consequentemente, diminuir o risco de incêndios florestais.

No âmbito do projeto, foi transformada uma antiga casa florestal num centro de interpretação, que faz parte do Ecomuseu do Barroso, desenvolvido material sobre a utilização dos matos e a importância cultural para estas populações e criados percursos. Este centro tem uma vertente turística e outra pedagógica.


3 - Mosteiro de Santa Maria das Júnias



O atual mosteiro e seu templo anexo foram erguidos durante a primeira metade do século XII, antes mesmo da fundação da nacionalidade. Era então ocupado pelos monges da Ordem de São Bento. Ao longo dos séculos, este mosteiro foi enriquecendo com a obtenção de terras na região do Barroso e na Galiza. No início do século XIV, conheceu obras de manutenção e melhoramento em que se destaca a construção do claustro e a ampliação da capela-morNa primeira metade do século XVIII, a igreja foi restaurada e redecorada com retábulos em talha dourada. A partir de meados desse século, entretanto, começou a entrar em decadência e acabou por perder monges e rendimentos. Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834) o seu último monge passou a exercer a função de pároco de Pitões. Na segunda metade do século XIX, um devastador incêndio levou à ruína muitas das dependências conventuais.

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias encontra-se classificado como Monumento NacionalA igreja deste convento é palco de uma romaria anual, a 15 de agosto, a que acorrem gentes de Pitões das Júnias e de povoações vizinhas.


4 - Cascata de Pitões das Junias



A Cascata de Pitões das Júnias é uma queda de água localizada quase no fim da aldeia e freguesia de Pitões das Júnias, concelho de MontalegreDistrito de Vila RealAs águas desta cascata são provenientes das águas do ribeiro de Pitões que devido aos desníveis do terreno se desenvolve por vários patamares, sendo que o primeiro tem cerca de 30 metros de altura e desagua num lago delimitado por afloramentos graníticos. Esta cascata é uma das muitas cascatas da região do Barroso. Nas proximidades desta cascata existe uma ponte de madeira e também um carvalho centenário, que ao longo dos séculos tem sido alvo de várias lendas locais, como a de um duende aí viver.


5 - Cascata Cela Cavalos



Situada na aldeia de Lapela, na freguesia de Cabril, esta cascata com a sua lagoa de água cristalina é uma das atrações mais procuradas pelos amantes do turismo de natureza.


6 - Vale do Sobroso e 7 Lagoas



Há locais únicos que só é possível descobrir caminhando por este vale de rara beleza que nos enche a alma. São locais que, por isso mesmo, permanecem quase secretos para a maioria das pessoas. É o caso das 7 lagoas do Rio Cabril. Chegar até elas não é fácil e exige uma longa caminhada a pé. Partindo da Aldeia de Xertelo na Freguesia de Cabril, com o seu bem preservado Fojo do Lobo e do Moinho de Cubo Vertical, uma levada de água guiará até este paraíso natural que são as 7 lagoas.


7 - Ponte da Mizarela



A Ponte da Misarela localiza-se sobre o rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no rio Cávado, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. Liga as freguesias de Ruivães, em Vieira do Minho, à de Ferral, no concelho de Montalegre.


Segundo a lenda local, esta ponte foi construída pelo próprio Diabo:

"Havia um mau homem em terras de Além Douro, a quem a justiça encarniçadamente perseguia por vários crimes e que sempre escapava, como conhecedor que era dos esconderijos proporcionados pela natureza. Apertado, porém, muito de perto, embrenhou-se um dia no sertão e, transviado, achou-se de repente à borda de uma ribeira torrencial, em sítio alpestre e medonho, pelo alcantilado dos penedos e pelo fragor das águas que ali se despenhavam em furiosa catadupa. Apelou o malvado para o Anjo-Mau e tanto foi invocá-lo que o Diabo lhe apareceu. 'Faz-me transpor o abismo e dou-te a minha alma', disse-lhe. O Diabo aceitou o pacto e lançou uma ponte sobre a torrente. O réprobo passou e seguiu sem olhar para trás como lhe fora exigido, mas pouco depois sentiu grande estrépito, como de muitas pedras que se derrocavam, e ninguém mais ouviu falar da improvisada ponte. Os anos volveram e, enfim, chegou a hora do passamento. Moribundo e arrependido, confessou ao sacerdote o seu pacto. Este foi ao sítio da ponte e tratou igual pacto com o Diabo. A ponte reapareceu e o sacerdote passou, mas tirando rápido, um ramo de alecrim, molhou-o na caldeirinha que levava oculta, três vezes aspergiu, fazendo o sinal da cruz e pronunciando as palavras sacramentais dos exorcismos. O mesmo foi fazê-lo que sumir-se o Demónio, deixando o ar cheio de um vapor acre e espesso, de pez e resina, de envolta com cheiro sufocante de enxofre, ficando de pé a ponte."


8 - Cascata Pincães



Situada na Aldeia de Pincães, Freguesia de Cabril, esta cascata é mais uma das maravilhas da Serra do Gerês.

Só possível lá chegar a pé, através de uma levada de água, numa caminhada de fácil acesso e com a extensão de cerca de um quilómetro desde o centro da aldeia.


9 - Fecha de Barjas ou Cascata do Thaiti



É um local com uma das paisagens mais belas do Gerês! Situada na fronteira entre a aldeia da Ermida (Terras do Bouro) e a aldeia de Fafião (Montalegre) é sem dúvida uma das cascatas naturais do Gerês mais procuradas pelos turistas e visitantes da região. 

10 - Cascata do Arado



É um dos locais de eleição para os turistas e para a prática dos desportos de aventura pela sua localização de fácil acesso. A vista desde o miradouro e o seu enquadramento com o Rio Arado são sem dúvida um dos melhores cenários desta Serra do Gerês. 


11 - Vale e Prados do Teixeira



Local inóspito de rara beleza, só possível lá chegar numa exigente caminhada.

Estes prados e seu vale são de visita obrigatória para quem gosta de ouvir o som do silêncio e explorar o Gerês profundo.

Um dos pontos de partida pode ser a Cascata do Arado, ou através do Trilho dos Currais com início na Vila do Gerês.


12 - Prado da Lomba e Vidoeiro

Este prado oferece uma vista incrível sobre o vale do Gerês e maciço da Caledónia, assim como sobre a Serra Amarela. 

Local de paragem obrigatória para contemplar toda esta natureza em estado puro.

Usando o trilho dos Currais para lá chegar, passamos pela floresta encantada situada mesmo no sopé deste prado.


                                                                                                            ***

Garante o teu lugar a 2 de Maio na 3ª edição do TransPeneda-Gerês.

Inscrições até dia 24 de Abril em: www.carlossanatureevents.com/tpg


CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR