À conversa com o Amor

À conversa com o Amor

À conversa com...

Em mês dos namorados, a CSNE juntou os casais que deram asas à imaginação e escolheram as nossas provas como palco para demonstrarem o amor que os une. 





A Inês Peixoto e o Paulo Gomes oficializaram o seu pedido de casamento na Gerês Extreme Marathon 2018, na chegada da Inês à meta depois de terem corrido os 42km pelas belas estradas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Nem o cansaço travou o destemido Paulo de se propor a uma nova aventura a dois.


CSNE: Que lugar ocupa o desporto e especificamente o Trail na vossa vida de casal?

Inês e Paulo: A resposta é simples: faz parte de nós, faz parte do nosso dia a dia, tal como uma "... necessidade humana fundamental". Mesmo antes de nos conhecermos, o desporto já era uma prática corrente. Na minha vida era mais como uma obrigação, sendo militar da GNR, tinha que cumprir certos requisitos para me manter dentro do padrão exigido, e sinceramente a corrida tirava me do sério. Quer houvesse chuva, calor, vento ou granizo, tinha sempre que correr. Depois da recruta, acabei com a corrida e inscrevi me num ginásio e fiquei aficionada pelo mundo do fitness, de tal forma que me tornei instrutora de cardio fitness. Não só era militar da GNR, como era também instrutora de cardio fitness e quando achava que ainda tinha tempo para algo maior, entrei na faculdade e licencie-me em Enfermagem. Lembro-me perfeitamente das palavras da minha professora de Antropologia, num daqueles momentos de puro desespero, porque tinha o serviço da GNR, o compromisso com os ginásios e o estudo, "Inês, aconteça o que acontecer, nunca deixes o treino...." Sábias palavras!
Agora era Militar da GNR, Instrutora de Cardio Fitness e Enfermeira, e conheci o Paulo, dava-lhe treino indoor e acabei por lhe dar também o meu coração, mas pelo meio, como ele já era aficionado pela corrida, comecei a correr com ele e com amigos que o acompanhavam. Da corrida em treino até participar em provas foram apenas umas semanas e não é que tinha jeito??!! Em menos de um ano já tinha feito uma maratona e uma ultra maratona. Não existe fim de semana sem provas. Corremos todas as distâncias, desde corta-mato até às ultras, seja em estrada, areia, ou serra. Está claro, umas vezes corre muito bem, outras, mais ou menos... Mas o importante é que não existe o "não consigo", e é esse o nosso objectivo, é fazer, chegar ao fim, e se possível conquistar o pódio. 

CSNE: Que dicas dão aos casais para conciliarem as rotinas diárias com a prática desportiva?

Inês e Paulo: Quando os gostos são similares, como é lógico, tudo se torna mais fácil. Se um pergunta "... vamos correr?" o outro responde "... quantos kilometros...?" Nós temos um tempo muito diminuto para treinar a corrida, por isso compensamos nos treinos que ministramos. Os alunos sofrem connosco, mas também sofremos com eles. Cada um dá o seu melhor, mas nós damos o nosso máximo. 
Mas o importante é compreender as necessidades de cada um, e se essa necessidade for algo bom, porque não partilhar com a pessoa de quem se gosta? A actividade física, seja ela in door, ou out door devia de ser uma prática obrigatória. As pessoas não têm noção que uma simples corrida de 30 minutos diária pode evitar muitas comorbidades, e infelizmente ainda existe quem prefira tomar o comprimidos para reduzir o apetite do que dar uma simples caminhada. 
Fazer o outro feliz, também é uma prova de amor, e se a pessoa que amamos gosta de praticar desporto, então é perfeito. Pratique com ela, acompanhe e se não puder, fique feliz por ter alguém com um estilo de vida saudável. E como comportamento gera comportamento, essa pessoa vai ser uma motivadora, porque é um dever motivar os outros para práticas de vida saudáveis. 
Caminhem juntos, corram juntos, treinem juntos. Há sempre tempo, basta querer. 

CSNE: Porque é que escolheram o evento Gerês Extreme Marathon para ser palco do vosso pedido de casamento?

Inês e Paulo: Na verdade eu não sabia que ia ser pedida em casamento, muito menos numa prova!  Fui mesmo apanhada de surpresa. Foi um misto de emoções, acabar uma maratona é sempre algo único, e se juntarmos a essa emoção um gesto de amor... enfim, não existem palavras para descrever o momento... 
O Paulo escolheu o Gerês e só podia ser a Gerês Extreme Marathon. Foi a nossa primeira maratona, e de todas as maratonas que já fizemos até hoje (Lisboa, Porto, Eco Maratona, Madrid, Badajoz, Sevilha, Sistelo...), esta é a única em que cada quilómetro se assemelha a um pedaço de paraíso. Se me pedissem para descrever o Gerês numa só palavra, seria "Paraíso".
Participamos na Maratona do Gerês 3 vezes, e a cada quilómetro percorrido parece ser sempre diferente, lindo, perfeito (...) não existem momentos de dor, ou do cansaço, só uma paisagem perfeita, transmissora de felicidade, segurança e paz. Esta é a nossa maratona do coração... Pode ser um pouco absurdo dizer, e falando também pelo Paulo, sinto saudades da Gerês Extreme Marathon! 

CSNE: Já têm calendário fechado para 2019? As provas Carlos Sá Nature Events fazem parte da vossa agenda? Se sim, quais e porquê?

Inês e Paulo: O nosso calendário está repleto de provas. Penso que quase todos os fins de semana estão devidamente ocupados... desde o circuito Mitsubishi, Ultra trail Sao Mamede, Ultra Maratona Melides Tróia, Campeonato de Corta Mato, Campeonato Nacional de Estrada, Campeonato Nacional de Maratonas, e está claro  a Gerês Extreme Marathon e a Maratona do Sistelo. Acho que a resposta às ultimas provas é fácil. O desafio, a beleza de ambas as provas, as pessoas, os atletas. Duvido que exista algum sitio melhor no Mundo para correr. E sim, o Sr. Carlos Sá deu mesmo provas que é possível correr uma Maratona com prazer.

                                                                                                         ***



A Liz e o Garrad vêm do Reino Unido e são já nossos visitantes habituais no Peneda-Gerês Trail Adventure. Em 2018, decidiram escolher-nos como destino para a sua lua-de-mel. Vieram vestidos a rigor e partilharam os 220km do PGTA 7 dias advanced pelos trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês. 

CSNE: Que lugar ocupa o desporto e especificamente o Trail na vossa vida de casal?
CSNE: What's the place, in your daily routine as a couple, of sports and, in particular, of trail running

Liz e Garrad: O Garrad e eu conhecemo-nos através da corrida. Eu tinha terminado uma prova por etapas em Oman e ele tinha completado um Ironman. Eu queria entusiasmá-lo pelo trail running e pelas provas de vários dias que são a minha paixão. Habitualmente treino em trilho,  faço algum treino de força e ocasionalmente treino em bicicleta. O Garrad faz em bicicleta 60 milhas, 3 vezes por semana, no seu trajeto habitual, e também corre. Nós estabelecemos um plano de treino quando escolhemos as provas em que vamos participar e treinamos juntos 3 vezes por semana. Os outros momentos de treino fazemos-los habitualmente, devido a motivos profissionais e compromissos familiares. 
Liz e Garrad: Garrad and I met through running. I’d just done a multi day race in Oman and he had completed an IronMan. I wanted to introduce him to trail running and multi day races as that was my love. I run, mainly off road, do a few weights and occasionally a bike session. Garrad cycles 60 miles three days a week as his commute and does running as well. We set up a training plan when we know what our races are and do three days a week together. The other elements of our training are generally alone due to work and family commitments.

CSNE: Porque é que escolheram o evento Peneda-Gerês Trail Adventure 2018 para ser palco da vossa lua-de-mel?
CSNE: Why did you choose Peneda-Gerês Trail Adventure 2018 to be your honeymoon destination?

Liz e Garrad: Tínhamos feito esta prova no ano passado e tínhamos adorado. O espaço da prova é lindo, o percurso da prova muito variado e exatamente aquilo que adoramos. A organização e as pessoas são fantásticas, sempre prontos a ajudar, muito simpáticos e amistosos. é uma prova muito boa, com tudo assegurado para que nos possamos concentrar apenas na corrida.
Liz e Garrad: We had done this Race the year before and loved it. The location was beautiful, terrain very varied and just what we love. The organisation and people are fantastic, very helpful, kind, friendly, it is a great package with everything taken care of so we can concentrate on the running.

CSNE: Já têm calendário fechado para 2019? As provas Carlos Sá Nature Events fazem parte da vossa agenda? Se sim, quais e porquê?
CSNE: Have you your running calendar for 2019 already established? The Carlos Sá Nature Events races are part of it? If so, which races and why?

Liz e Garrad: A primeira prova é Lulworth Cove Trail Run. É uma prova de trail de 51,6km com 2197m de desnível positivo. Depois Peneda-Gerês Trail Adventure, Devon Coast to Coast Ultra em Maio (117 milhas non stop), Brecon Beacons em Agosto (100 milhas non stop - Muitas subidas e desnível positivo!), Foz Côa Douro Trail Adventure em Outubro.
First race is Lulworth Cove Trail Run... trail run 51.6km with 2197m of ascent.
Devon Coast to Coast Ultra in May - 117 miles non stop.
Brecon Beacons 100 miles in August - non stop. A lot of peaks and elevation!

                                                                                                       ***




A Ana Sereno e o João Gonçalves são também um dos casais habituais nas provas Carlos Sá Nature Events. Este ano, selam o amor que os une no dia em que começa o Peneda-Gerês Trail Adventure. Juntam-se a nós também para partilharem na sua lua-de-mel outra das paixão que os une: a Natureza.   

CSNE: Que lugar ocupa o desporto e especificamente o Trail na vossa vida de casal?

Ana e João: O desporto faz parte da nossa vida pessoal mas também fruto da nossa profissão enquanto militares. O trail surgiu na nossa 
vida com o João a convidar a Ana a experimentar o Grande Trail da Serra D'Arga em 2014 e encaixa na perfeição para os amantes de montanha como nós. Foi o ponto de partida para novas amizades, aventuras e descobertas, desde Pirinéus, Escócia a Picos da Europa e ao nosso local de eleição, Gerês. 

CSNE: Que dicas dão aos casais para conciliarem as rotinas diárias com a prática desportiva?

Ana e João: O fundamental é trabalho de equipa, muita entre-ajuda e cooperação entre os dois. É preciso respeitar os objectivos e necessidades de cada um. As pessoas dão muita importância à competição, pódios, tempos e esquecem-se que o mais importante é a companhia ou partilharem um desafio/aventura com a cara metade. Mesmo aqueles casais em que um deles não gosta de correr, por vezes basta uma caminhada de grupo na montanha para mostrar que o importante é estarem lado a lado. O importante é fazer o que gostam com quem amam. 
No nosso caso, conseguimos conciliar os horários de alguns treinos mas quando não é possível, somos flexíveis um para o outro, ou abdicamos do treino para que a nossa vida pessoal não seja prejudicada. O jantar ou estender a roupa tem de ser tarefas divididas, há certos sacrifícios ou cedências que devem ser feitos.(risos) Façam um plano de provas que queiram fazer juntos e aproveitem para conhecer novos locais ou superarem-se numa prova ou distância mas acima de tudo desfrutem da companhia um do outro. 

CSNE: Porque é que escolheram o evento Peneda-Gerês Trail Adventure para ser palco da vossa lua de mel?

Ana e João: Por sentir que fazemos parte desta família. O João esteve presente na primeira edição e a Ana por motivos de saúde participou na segunda edição, a partir daí decidimos sempre que a nossa vida profissional o permitir, tirar férias e participar por diversas razões. É uma prova fenomenal, com adn próprio e proximidade da organização. Há imensa partilha de experiências entre os participantes, sente-se um ambiente familiar, um espírito de superação enorme e um prazer das pessoas em desfrutar dos trilhos, calçadas, bosques, pessoas e paisagens que perduram na memória de ano para ano. Aqui renova-se as baterias e vivem-se momentos únicos por todos parte dos participantes. 

CSNE: Já têm calendário fechado para 2019? As provas Carlos Sá Nature Events fazem parte da vossa agenda? Se sim, quais e porquê?

Ana e João: Sim, praticamente fechado e as provas do Carlos estão presentes, sem dúvida. São ponto de honra no nosso calendário (risos). 
Iremos ao Peneda-Gerês Trail Aventure (risos), Serra Amarela SkyMarathon e Serra D'Arga por ter sido a primeira prova de trail e por ser sempre palco de uma grande festa do trail, o João esteve na primeira edição e só falhou uma, salvo erro (risos). 
São provas de excelência, com simplicidade e um acolhimento especial por parte da organização. As provas do Carlos têm um toque especial, um adn próprio como já dissemos, quem conhece o Carlos Sá sabe que ele coloca todo o empenho e dedicação em cada prova e transmite o seu amor pela montanha nas mesmas. 
Gostamos sempre de desafiar amigos ou familiares a experimentar pois sabemos que o evento é muito mais que uma simples corrida. 
O calendário este ano leva-nos à Noruega, não para competir mas para descobrir, a caminhar (risos). 

Obrigado por todo o carinho e atenção que a CSNE tem connosco, são especiais e enchem-nos o coração com a vossa humildade. 
Desejamos os maiores sucessos e que estejamos lá para festejar. 



***


A Carlos Sá Nature Events agradece a todos estes casais o seu testemunho, a sua presença nas nossas provas e deseja as maiores felicidades e uma vida longa. 

Continuem a ser uma inspiração para vários casais!

Encontramo-nos nos trilhos.  

 

Obrigado.

CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR